sexta-feira, 1 de março de 2013

Sinal de alerta!


Olhos bem abertos: o seu gatinho pode sinalizar quando não está bem


Ele fez as necessidades fora do lugar? Está muito quieto? Não quer saber de brincadeiras, afagos ou petiscos? Cuidado! Miados a parte, ele está sinalizando que não anda bem de saúde.

“Quando o Elvis tinha um ano e meio, ele abaixou para fazer xixi e não saiu uma gota. Logo depois ele conseguiu urinar numa toalha e notei que tinha um pouco de sangue. Imediatamente fomos para o veterinário”, contou a produtora musical Angela Belluomini.

Depois dos exames, descobriu-se que Elvis tinha Cristais de Estruvita na urina, um problema no trato urinário. “Durante quatro meses seguimos todas as indicações da veterinária. Nunca mais ele apresentou problemas, mas tomo conta dos xixis de cada um deles”, declara a mãe zelosa, que além de Elvis tem mais duas gatinhas, Catarina a Grande e Mel Dinha – todos resgatados e adotados por ela.

A rápida percepção e a atitude de buscar o atendimento veterinário foram fundamentais e com certeza a maior demonstração de amor que Angela poderia dar ao seu bichinho de estimação – e seguiu corretamente Os 10 Mandamentos da Posse Responsável. Hoje, ela e mais duas amigas comandam o projeto Gatos Encantados, onde castram e alimentam os bichanos de um parque do Rio de Janeiro – mais de 60 já foram castrados.

Estar sempre atento às mudanças de comportamento e agir com rapidez podem fazer a diferença e até mesmo salvar a vida de seu animal.

Certas características dos felinos os tornam mais suscetíveis a algumas enfermidades. “Nos gatos que vivem em grupos, gatis é mais comum a disseminação de doenças infecto-contagiosas, porque eles lambem um ao outro e compartilham a vasilha de água e ração. No inverno ficam mais juntos e isso também contribui para a transmissão de certas doenças”, explica a Responsável Técnica da ARCA Brasil, a veterinária Rosangela Ribeiro.

A ARCA Brasil listou três sinais básicos que os donos devem observar:

Xixi

Dificuldade para urinar, urinar pouco ou até com sangue pode ser sinal de alguma desordem no trato urinário. Os animais mais sedentários, os que ingerem pouca água e que dividem a caixa de areia com muitos animais são os mais predispostos.

Sinal de alerta: qualquer alteração na micção de seu gato procure omédico veterinário.

Prevenção: troque a água diariamente e mantenha vasilhas em diferentes pontos da casa. Isso aumentará o consumo e evitará a concentração da urina e a formação de possíveis "cálculos". Tenha várias caixas de areia no caso de ter mais de um gato em casa e estimule os exercícios.


Espirros e secreção nasal

Sim, eles também espirram e podem ter secreção nasal. Doenças infecciosas como o Complexo Respiratório Felino causado por dois tipos de vírus e uma bactéria são mais comuns em gatos que vivem em gatis e abrigos, geralmente são transmitidas através de espirros e saliva.

Sinal de alerta: em filhotes mais sensíveis, pode evoluir para grave pneumonia. Procure um médico veterinário.

Prevenção: a principal maneira é a vacinação (quádrupla felina ou tríplice felina).


Falta de apetite ou diarréia

Quando o animal para de comer ou demonstra falta de interesse pela comida, isso pode sugerir algum problema de saúde. Fique atento a outros sinais que o bichano dará. A diarréia quase nunca aparece sozinha e pode ser desde algo que o peludo comeu, uma verminose ou até alguma infecção intestinal.

Sinal de alerta: lembre-se que o médico veterinário estudou para entender o que se passa com os animais. Se você notou algo de diferente, procure um profissional.

Prevenção: vacinação (quádrupla felina ou tríplice felina), vermifugação e uma alimentação correta.


A ARCA Brasil consultou especialistas e donos de animais para conhecer os principais sinais que os bichanos nos dão quando não estão bem,redobre a sua atenção, infelizmente muitas vezes não enxergamos o que acontece do nosso lado.

Os bichinhos não falam, mas lembrem-se, eles sentem dor, desconforto e contam com a sua sensibilidade para ajudá-los. Procure o médico veterinário no mínimo uma vez por ano, além da ajuda profissional, você e a sua família podem ganhar mais um grande amigo.

Você já reparou em seu gatinho hoje? Não?! Então não perca mais tempo e faça valer a confiança que ele deposita em você!


Fonte: Arca Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário